Ecologista Van der Bellen vence candidato direitista na Áustria, diz pesquisa

Viena, 4 dez (EFE).- O ecologista Alexander Van der Bellen venceu neste domingo as eleições presidenciais da Áustria diante do ultranacionalista Norbert Hofer, indica uma primeira pesquisa da televisão pública "ORF".

Segundo esta mesma pesquisa, o ecologista recebeu 53,6% dos votos, contra 46,4% do ultranacionalista, enquanto foram apurados 58% dos colégios eleitorais.

As estimativas precisam que Hofer recebeu em torno de 1,9 milhão de votos, frente aos mais de 2 milhões de Van der Bellen.

Em todos as circunscrições apuradas até agora, o ecologista aumentou sua porcentagem de voto com relação à registrada na votação de 22 de maio, invalidada pela Justiça.

As eleições presidenciais austríacas tiveram que ser repetidas hoje depois que Hofer e o ultranacionalista Partido Liberal da Áustria (FPÖ) impugnaram em maio o pleito, vencidos por uma diferença mínima por Van der Bellen.

O Tribunal Constitucional austríaco invalidou as eleições e ordenou uma repetição por ter registrado irregularidades formais na apuração dos votos por correio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos