Vice de Trump diz que há várias maneiras de México pagar por muro prometido

Washington, 4 dez (EFE).- O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou neste domingo que há várias maneiras de o México pagar o muro prometido pelo futuro presidente do país, Donald Trump, na fronteira para frear a imigração ilegal.

"Há várias maneiras de se cobrar isso. E o presidente eleito vai escolher a melhor forma de proceder", afirmou Pence em entrevista concedida ao programa "This Week", da emissora "ABC News".

"Vamos trabalhar com o Congresso sobre isso. Parte disso será através de uma negociação", indicou Pence, apesar de o governo do México ter reiterado que não pagará a conta das obras do muro.

Sem detalhar as "maneiras" de como o México bancará a obra, Pence sugeriu que esse pagamento será vinculado à renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"Durante a negociação do Nafta houve consenso de que a segurança na fronteira era crítica. Também teremos essas conversas. Tenho certeza que o presidente eleito vai cumprir sua promessa. Vamos proteger a fronteira, vamos construir o muro. Vamos acabar com a imigração ilegal de uma vez por todas e encontraremos uma forma de nossos vizinhos pagarem por isso", afirmou Pence.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos