Milhares de pessoas participam de corridas em homenagem ao rei Bhumibol

Bangcoc, 5 dez (EFE).- Milhares de pessoas participaram nesta segunda-feira em Bangcoc nas corridas conhecidas como "Corrida pelo Rei" por causa do dia do nascimento do falecido monarca Bhumibol Adulyadej, uma festividade que na Tailândia é celebrada como o Dia do Pai.

Os organizadores esperavam a presença no parque Lumpini, no coração de Bangcoc, de pelo menos 12 mil pessoas.

A primeira corrida começou às 5h30 local (20h30 do domingo em Brasília) e consistiu em um trajeto de 10,5 quilômetros desenhado para esportistas e amadores.

A segunda prova começou meia hora mais tarde e nela participaram corredores de todas as idades.

Muitos dos presentes usavam camisetas amarelas com o lema "Run for the King" (Corrida pelo Rei) à frente ou de cor escura com a mensagem nas costas "Em memória de vossa majestade Rama IX", nome com o qual reinou o soberano falecido.

Como é habitual entre os tailandeses, não faltaram os que levaram o retrato de Bhumibol Adulyadej nas mãos, e alguns retratos eram tão grandes que precisaram de duas pessoas para transportá-lo.

Bhumibol Adulyadej ou Rama IX faleceu em 13 de outubro aos 88 anos após um reinado de sete décadas.

Seu filho Vajiralongkorn, de 64 anos, foi proclamado rei em 1º de dezembro, mas não será coroado até que tenha concluído o ano de luto decretado pela morte de seu pai.

Além da corrida "Corre pelo Rei", foram organizados outros atos durante esta jornada, como uma vigília com velas e um show de jazz, um gênero que o rei admirava muito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos