Abe planeja viajar aos EUA para se reunir com Trump no final de janeiro

Tóquio, 6 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deve se reunir no final de janeiro em Washington com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, uma semana após sua chegada à Casa Branca, segundo antecipou nesta terça-feira a agência local "Kyodo".

O Executivo japonês planeja que o encontro ocorra em 27 de janeiro, enquanto a gestão da Administração Trump começará em 20 do mesmo mês, disseram fontes das relações bilaterais à citada agência japonesa.

Abe já manteve um encontro informal com o próximo presidente americano em 17 de novembro em Nova York, o que supôs a primeira reunião de um líder estrangeiro com Trump após sua vitória no pleito realizado nove dias antes.

Além disso, o chefe do Executivo japonês anunciou na véspera que viajará à base de Pearl Harbor no Havaí no final de mês junto ao atual presidente americano, Barack Obama, para "mostrar seu respeito às vítimas".

Os dois líderes também celebrarão no Havaí o último encontro antes de Obama deixar a Casa Branca.

A visita de Abe será a primeira de um primeiro-ministro do Japão a Pearl Harbor, onde a ofensiva surpresa do Exército imperial deixou mais de 3,5 mil mortos e justificou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos