Governo Maduro e oposição se reúnem separadamente com mediadores do diálogo

Caracas, 6 dez (EFE).- Os representantes do governo da Venezuela e a oposição se reúnem nesta terça-feira, separadamente, com os mediadores na mesa de diálogo, após os opositores terem anunciado que não compareceriam à plenária prevista para hoje, disseram à Agência Efe fontes de ambas as delegações.

O secretário-executivo da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, disse que ou seriam realizadas reuniões nesse formato separadamente "ou não haverá reunião em absoluto".

Torrealba indicou que a oposição já se reuniu com o mediador do Vaticano, monsenhor Claudio María Celli, e com o núncio apostólico Aldo Giordano, mas que ainda não foi concretizado um encontro com os ex-presidentes designados pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

"Ainda não temos, mais uma vez, a resposta dos senhores da Unasul", comentou Torrealba sobre a solicitação de reunião enviada pela oposição.

O porta-voz opositor afirmou que, durante uma reunião, os representantes do Vaticano disseram que "compreendiam e respeitavam" a decisão tomada pela coalizão opositora sobre não comparecer à mesa de diálogo pautada para esta terça-feira.

Segundo Torrealba, os representantes do Vaticano terão um encontro com o delegado do diálogo para o governo - o prefeito do município Libertador de Caracas, Jorge Rodríguez - para falar sobre o que a oposição considera "descumprimento" dos acordos por parte do governo. Posteriormente, isso será feito com os representantes da Unasul em um hotel de Caracas.

A reunião da oposição com os representantes do Vaticano ocorreu na Nunciatura Apostólica de Caracas e neste momento os encontros se realizam em um hotel de Caracas, no qual não é permitido o acesso aos jornalistas.

Torrealba ressaltou que a oposição não se reunirá com o governo enquanto não forem cumpridos os acordos firmados e que só haverá encontros com os mediadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos