Van der Bellen vence eleições presidenciais da Áustria com 53,79%

Viena, 6 dez (EFE).- O ecologista Alexander Van der Bellen venceu as eleições presidenciais da Áustria contra o ultranacionalista Norbert Hofer com 53,79% dos votos, segundo o resultado final que inclui os votos por correio.

Os dados definitivos do Ministério do Interior, adiantados pela agência de notícias "APA", revelam que Hofer conseguiu 46,21% dos votos.

Assim, cerca de 348 mil votos separam os dois candidatos, frente à diferença mínima de 31 mil votos nas eleições de maio que foram invalidadas por irregularidades formais na apuração.

Van der Bellen recebeu no total 2,472 milhões de votos, frente aos 2,2 milhões de Hofer, com uma participação de 74,21%, mais de um ponto e meio percentual com relação a maio.

Áustria viveu este ano um processo eleitoral presidencial sem precedentes devido ao ajustado resultado na primeira votação e a bem-sucedida impugnação dos resultados por Hofer e seu partido, o direitista FPÖ.

O Tribunal Constitucional ordenou uma repetição eleitoral ao confirmar uma série de irregularidades formais na hora de contar os votos por correio, que no entanto não tiveram nenhuma influência sobre os resultados.

Van der Bellen, durante anos líder do partido ecologista "Os Verdes", se apresentou neste pleito como candidato independente, progressista e pró-europeu, ao contrário de seu rival Hofer, que representava o FPÖ com sua visão nacionalista e eurocética.

Muitos governos europeus e a Comissão Europeia receberam com alívio e satisfação a vitória de Van der Bellen, que anunciou uma declaração perante a imprensa para a tarde de hoje.

O cargo presidencial que o ecologista assumirá oficialmente em 26 de janeiro tem uma caráter mais protocolar e representativo.

No entanto, o presidente federal da Áustria tem alguns poderes importantes como o de dissolver o parlamento ou encarregar a formação de um novo governo a qualquer partido, sem necessidade de que seja o mais votado nas eleições.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos