Bombardeio em cidade iraquiana controlada pelo EI deixa 100 mortos

Bagdá, 7 dez (EFE).- Pelo menos 100 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas nesta quarta-feira em três ataques aéreos na cidade de Al Qaim, no Iraque, perto da fronteira com a Síria e controlada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), disse à Agência Efe o deputado Mohammed al Dulaimi, membro do conselho da província de Al Anbar.

"Aviões de guerra lançaram três ataques contra diferentes lugares de um mercado da cidade de Al Qaim, situada no oeste da província de Al-Anbar", da qual Al-Dulaimi é deputado.

O porta-voz da coalizão internacional contra o EI, o coronel John L. Dorrian, afirmou em sua conta oficial no Twitter que os aviões da aliança comandada pelos Estados Unidos não lançaram ataques na região no momento do incidente.

Al-Dulaimi pediu a formação de uma comissão para investigar o fato, de modo a conhecer a identidade dos equipamentos que causaram o que qualificou de "catástrofe humanitária".

O parlamento provincial de Al-Anbar realizará na quarta-feira uma reunião de urgência para discutir o ocorrido e tomar as medidas necessárias, segundo Al-Dulaimi.

O presidente do Congresso dos Deputados iraquiano, Salim al Jabouri, também pediu a abertura de uma investigação sobre o ocorrido e condenou "a operação aérea contra os civis da cidade de Al Qaim, assim como contra os mercados".

Além disso, o político iraquiano responsabilizou o governo pelo sucedido "por este erro" e pediu que tome as medidas necessárias para garantir que os ataques contra civis não se repitam.

"Os civis de Al Qaim e de outras localidades do leste de Al-Anbar sofrem há mais de dois anos o assédio e a perseguição sistemática dos terroristas do EI e hoje foram alvo de um bombardeio que acentua seu sofrimento" disse o político iraquiano, antes de exigir a rápida libertação da região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos