Comissão Europeia multa Crédit Agricole, HSBC e JP Morgan em 485 mi de euros

Bruxelas, 7 dez (EFE).- A Comissão Europeia (CE) impôs nesta quarta-feira uma multa de 485 milhões de euros aos bancos HSBC, JP Morgan Chase e Crédit Agricole por participar de um cartel que manipulava taxa de juros interbancários para produtos derivados.

A CE concluiu que as instituições financeiras manipularam os preços do Euro Interbank Offered Rate (euribor) e trocaram informações sensíveis entre elas, o que viola as normas antimonopólio da União Europeia (UE).

Crédit Agricole, HSBC e JP Morgan Chase decidiram não entrar em acordo para encerrar a investigação sobre o caso, como fizeram Barclays, Deustche Bank, RSB e Société Générale, que participaram do mesmo acordo e fizeram um pacto com a CE em dezembro de 2013 para encerrar o processo contra eles.

A decisão conclui a investigação da CE sobre o cartel, que funcionou entre setembro de 2005 e maio de 2008. Sete instituições financeiras tiveram participação no esquema.

"Concluímos que os três bancos violaram as normas de concorrência europeias. Essas multas levam em consideração as vendas dos produtos na Europa, quanto tempo eles participaram do cartel, assim como a gravidade e o grande alcance da infração", indicou a comissária de Concorrência da CE, Marghette Vestager.

O JP Morgan Chase, dos Estados Unidos, recebeu a maior multa (337,19 milhões de euros). Depois, veio o Crédit Agricole, da França com 114,65 milhões, e o HSBC, do Reino Unido, com 33,6 milhões.

O euribor é calculado a partir dos dados fornecidos diariamente por uma amostra de bancos comerciais e é utilizada para determinar os custos pagos pelos cidadãos e as companhias na hora de contratar empréstimos, créditos ou hipotecas.

A investigação da CE provocou que os bancos envolvidos no cartel estavam em contato regular através de chats corporativos ou serviços de mensagem interna para trocar informações sobre o euribor. Eram compartilhados dados sobre estratégias comerciais e de preços, com o objetivo de distorcer os preços de derivados de juros em euro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos