Sobe para 92 o número de mortos por terremoto de magnitude 6,5 na Indonésia

Bangcoc, 7 dez (EFE).- As autoridades da Indonésia elevaram para 92 o número de mortos pelo terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter que sacudiu nesta quarta-feira a província de Aceh, no norte da ilha de Sumatra, informou a agência local "Antara".

A Agência Nacional de Prevenção de Desastres (BNPB, sigla em indonésio) informou que o tremor também deixou 273 feridos, enquanto em Sigli, uma cidade próxima ao epicentro, o diretor do Hospital TGK Chik Ditiro, Mohd Riza Faiçal, elevou o número de feridos para cerca de 500.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, ofereceu suas condolências às vítimas e ordenou aos ministros envolvidos nas operações de busca, assistência e reabilitação que visitem a região o mais rápido possível.

Cerca de 740 pessoas, principalmente soldados, foram incorporados às tarefas de busca e resgate.

O terremoto ocorreu no município de Pidie Jaya, que fica cerca de 120 quilômetros ao leste de Banda Aceh, a capital provincial, e a 8,2 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigle em inglês), que monitora a atividade sísmica no mundo todo.

Inicialmente, este órgão tinha medido o terremoto com magnitude 6,4 e com o hipocentro a 17 quilômetros de profundidade.

O tremor, que durou por volta de três minutos e foi seguido por várias réplicas, provocou o desmoronamento de 72 casas e seis mesquitas no conjunto de Pidie Jaya, segundo a BNPB.

A agência acrescentou que aproximadamente 1.500 pessoas, metade delas militares, participam dos trabalhos de resgate de moradores que seguem soterrados.

"Necessitamos de equipamento pesado para retirar os escombros, mas não temos estas máquinas e estamos esperando", disse o chefe da BNPB em Pidie Jaya, Apriadi, segundo o site "Serambinews".

A região onde ocorreu o sismo é a mesma que foi atingida em 2004 por um forte terremoto, com magnitude superior a 9 na escala Richter, que gerou um tsunami no Oceano Índico que causou a morte de aproximadamente 230 mil pessoas em 12 países, a maioria deles em Aceh.

A Indonésia está localizada no "Círculo de Fogo do Pacífico", uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida todos os anos por cerca de 7 mil tremores, a maioria deles moderados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos