EUA e Rússia continurão em negociação por cessar-fogo em Aleppo

Washington, 8 dez (EFE).- O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira que as negociações para um cessar-fogo na cidade síria de Aleppo seguirão em andamento, assim que Moscou garantir que as forças governamentais sírias suspendam seus ataques para permitir a evacuação de de civis.

O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, concordaram nesta quinta-feira em "continuar os contatos para estabelecer um cessar-fogo que permita o envio de ajuda humanitária a Aleppo".

Em entrevista coletiva, a porta-voz do Departamento de Estado Elizabeth Trudeau também confirmou que Kerry e Lavrov se reunirão no fim de semana em Genebra para tratar de assuntos "técnicos" relativos à trégua em Aleppo, que vive uma grave crise humanitária pela destruição após mais de cinco anos de guerra civil.

Lavrov adiantou que as forças armadas sírias suspenderam hoje sua ofensiva na área leste de Aleppo para facilitar a evacuação de aproximadamente oito mil civis, a maior até o momento.

Além disso, o ministro russo revelou que chegou a acordo com Kerry pelo reatamento das consultas sobre a saída de todos os combatentes contra o regime do líder sírio, Bashar al Assad, do leste de Aleppo.

A porta-voz afirmou que os esforços dos EUA se concentraram em "diminuir a escalada de violência" e assegurar que a ajuda humanitária chegue aos civis que permanecem na cidade, e não quis comentar se Washington constatou o cessar-fogo das forças sírias. EFE

jmr/cs

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos