Forças Armadas do Canadá são alvo de ação coletiva por discriminação sexual

Toronto (Canadá), 8 dez (EFE).- Uma antiga soldado das forças armadas canadenses apresentou uma ação coletiva no valor de US$ 115 milhões contra o Ministério da Defesa do Canadá por suposta discriminação contra militares homossexuais.

O processo coletivo, que foi apresentado ontem, mas cuja existência só foi informada nesta quinta-feira, é impulsionado por Alida Satalic, que teve que deixar as forças armadas canadenses no final do anos 1980 por ser lésbica.

O advogado de Satalic afirmou à emissora de radiotelevisão pública canadense "CBC" que estima que, só no leste do Canadá, 1.000 pessoas podem acolher-se à ação coletiva.

Satalic destaca em seu processo que a ação é aplicável a qualquer um que serviu nas forças armadas canadenses entre 1969 e 1995 e que tenha sofrido discriminação por sua orientação sexual.

O processo ressalta que, entre os anos 1950 e os anos 1990, as forças armadas canadenses se esforçaram em identificar, assediar e expulsar os homossexuais de suas fileiras.

"Houve uma aura de constante intimidação e medo nas forças para qualquer um que era gay ou lésbica. Porque sabiam que, se sua orientação sexual se tornasse pública, corriam o risco de serem expulsos", frisa o processo.

Satalic também denunciou que, após alistar-se nas forças armadas canadenses, em 1981, foi interrogada pela Unidade de Investigação Especial e submetida a um "exame médico humilhante para determinar se estava enquadrada na definição militar de homossexual".

Após admitir que era lésbica, as forças armadas canadenses lhe deram duas opções: permanecer no serviço sem possibilidade de ascender de categoria ou a baixa. Satalic aceitou a baixa, embora tenha retornado em 1993.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos