ONU afirma que é momento de voltar a explorar negociações de paz na Síria

Nações Unidas, 8 dez (EFE).- O mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, afirmou nesta quinta-feira que chegou o momento de voltar a explorar negociações de paz na Síria e pediu ao regime de Damasco um "sinal" de que está disposto a discutir seriamente.

"Em minha opinião, este é o melhor momento para, pelo menos, preparar negociações", disse De Mistura aos jornalistas depois de se reunir a portas fechadas com os membros do Conselho de Segurança.

Para o diplomata, "os fatos no terreno fizeram com que muita gente se dê conta de que é um bom momento para fazê-lo".

Após várias tentativas infrutíferas, no último mês de abril, De Mistura evitou nos últimos meses convocar as partes para novas negociações, algo que lhe custou as críticas da Rússia, que estava há tempos pedindo a retomada dos contatos o quanto antes.

Hoje, o enviado da ONU defendeu que "talvez agora seja o momento de estudar seriamente a possibilidade de renovar" esse processo e disse perceber convencimento sobre a necessidade de voltar à via política.

Para isso, De Mistura considera necessário que o regime de Bashar al Assad diga que está interessado "não só em ir a Genebra", onde se desenvolveu até agora a maior parte do processo, mas em "ir e discutir substancialmente".

Do outro lado, afirmou que é importante que a oposição aceite participar desses contatos, embora tenha se mostrado convencido de que, se Damasco enviar um sinal claro, a outra parte não o rejeitará.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos