Terremoto de 7,7 faz tremer as Ilhas Salomão e dispara aviso de tsunami

Washington, 8 dez (EFE).- Um terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter fez tremer nesta quinta-feira as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, e provocou a emissão de um aviso de tsunami, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O movimento sísmico foi registrado às 4h38 (horário local, 15h38 de Brasília) e se localizou 68 quilômetros ao sudoeste da cidade de Kirakira, com um hipocentro de 48,7 quilômetros sob a superfície terrestre.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) emitiu um aviso pela possibilidade de fortes ondas para o arquipélago do Havaí, nos Estados Unidos, enquanto não se informou ainda se há danos na área do epicentro.

O PTWC também informou de possíveis danos pelo aumento do nível do mar nas próximas três horas em Vanatu, Papua Nova Guiné, Nauru, Nova Caledônia, Tuvalu e Kosrae.

O tremor foi sentido especialmente em Makira, principal ilha de uma das províncias mais despovoadas do arquipélago das Ilhas Salomão.

As ilhas se encontram no chamado Anel de Fogo, uma das zonas de maior atividade sísmica e vulcânica do planeta nas margens do oceano Pacífico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos