Evo Morales lamenta suspensão da Venezuela do Mercosul

La Paz, 9 dez (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, lamentou nesta sexta-feira a suspensão da Venezuela do Mercosul, bloco que é uma instituição de integração e não de "exclusão" como, segundo disse, é a Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Lamentamos que a Venezuela seja excluída de um projeto de integração da Pátria Grande, pelo sonho pelo qual lutou o libertador Simón Bolívar", escreveu Morales em sua conta no Twitter, em referência à decisão dos países-membros do bloco, anunciada na semana passada.

Morales também sustentou que o Mercosul "é uma instituição de integração econômica, de unidade e prosperidade, e não de exclusão política como a OEA".

"Nossa região mais do que nunca requer a inclusão de nossos povos para converter-nos em um bloco de referência mundial", acrescentou o governante boliviano.

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, os quatro países fundadores do Mercosul, comunicaram na sexta-feira passada que a Venezuela parava de exercer seus "direitos inerentes" como Estado parte do bloco regional.

Esta decisão foi tomada ao considerar que esse país descumpriu as obrigações assumidas no Protocolo de Adesão, assinado em 2012.

A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, alegou na quarta-feira que seu país incorporou 1.479 normas exigidas pelo Mercosul, 95% das necessárias para fazer parte do bloco.

Ontem, a ministra argentina de Relações Exteriores, Susana Malcorra, anunciou que seu país assumirá a presidência rotativa do Mercosul no próximo dia 1º de janeiro, mas sem a tradicional cúpula presidencial.

Além disso, Malcorra esclareceu que "o que aconteceu com a Venezuela não é uma suspensão. É uma cessação de sua participação no Mercosul".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos