Presidente da Colômbia diz que Nobel foi presente do céu para processo de paz

Oslo, 9 dez (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou nesta sexta-feira, em Oslo, que ter vencido o prêmio Nobel da Paz, foi um presente do céu e um impulso tremendo para o processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Foi como se tivesse caído do céu. Uma grande ajuda para mim, para os negociadores e para todo o povo colombiano", disse Santos em entrevista coletiva no Instituto Nobel, que entregará o prêmio ao presidente da Colômbia em cerimônia que será realizada amanhã.

Santos ressaltou que a paz com as Farc era um "sonho impossível" há poucos anos e que o desafio principal agora é que o governo coordene e a implementação do acordo o "mais rápido possível".

"A garantia principal é o apoio da população, e acho que ela aumentará quando verem os benefícios do acordo", afirmou Santos, que se disse "muito feliz e honrado" em receber um prêmio que dedicou a todos os colombianos, sobretudo às vítimas do conflito.

O presidente chegou a Oslo, capital da Noruega, com uma comitiva de 30 convidados especiais, entre eles vítimas do conflito armado e membros da equipe de negociação, mas ninguém das Farc. A ausência foi justificada pelos problemas legais relacionados aos guerrilheiros, que ainda são considerados como grupo terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia.

"Não estão aqui porque não quero criar problemas às autoridades norueguesas, pensamos que não seria apropriado. Mas estarão em coração e espírito", disse o presidente da Colômbia.

Santos também agradeceu a Noruega, país fiador do processo de paz ao lado de Cuba, e ressaltou o papel do país durante as negociações. Os diálogos entre as Farc e o governo começaram de forma em território norueguês em 2012, depois se transferiram para Havana. EFE

alc/lvl

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos