Vaticano inaugura presépio e árvore do Natal em na Praça São Pedro

Cidade do Vaticano, 9 dez (EFE).- O Vaticano inaugurou nesta sexta-feira, na Praça de São Pedro, a árvore de Natal e o presépio, que neste ano reproduz a paisagem de Malta e tem uma clara referência ao drama da imigração.

Desta vez, a árvore colocada no Vaticano é um abeto vermelho de 25 metros das florestas de Scurelle, doado pela região de Trento, no norte da Itália. As bolas de enfeite foram colocadas por várias crianças que estão internados em departamento de oncologia de hospitais italianos e que participaram de uma oficina.

Já o presépio é um presente da arquidiocese e do governo de Malta, construído pelo artista Manwel Grech, que venceu o concurso organizado para projetá-lo. Ele foi colocado no obelisco da Praça de São Paulo, reproduzindo a paisagem de Malta com sua arquitetura, fauna e flora locais.

Também inclui a tradicional "cruz de Malta" e um "luzzu", uma típica embarcação do país, com as cores azul e amarela, e que faz referência à situação de refugiados e imigrantes que cruzam o Mar Mediterrâneo em busca de abrigo na Europa.

A obra mede 17 metros de comprimento, 12 de profundidade e oito de altitude, contando com 17 figuras, sem considerar os animais.

O papa Francisco recebeu hoje as delegações que forneceram à Santa Sé o presépio e o abeto. Diante delas, comparou a tragédia vivida por milhares de imigrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo com a rejeição que Mariaviveu quando não conseguiu ter abrigo para dar à luz a Jesus.

"Na experiência dolorosa desses irmãos e irmãs voltamos a ver o Menino Jesus, que, no momento do nascimento, não encontrou abrigo e viu a luz na gruta de Belém", disse Francisco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos