Explosão de trem com carga de gás deixa 5 mortos e 27 feridos na Bulgária

Em Sófia

  • STR/AFP Photo

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas, algumas com extrema gravidade, pela explosão e descarrilamento de um trem que transportava gás na Bulgária, informou neste sábado a polícia do país do Leste Europeu.

As autoridades temem que o número de mortes aumente, já que alguns feridos apresentam "queimaduras em 99%" do corpo, disse o primeiro-ministro interino da Bulgária, Boiko Borisov, à emissora de televisão "Nova" no local do acidente, na pequena cidade de Hitrino, a 360 quilômetros da capital Sófia.

Entre os feridos, quatro foram transportados para o hospital militar da cidade de Varna, que fica a cerca de 100 quilômetros do local do acidente.

"O número de mortes será superior a cinco pessoas. Os danos materiais são enormes", disse o premiê búlgaro, que acrescentou que, segundo um dos maquinistas, um dos vagões se desconectou do comboio antes de descarrilar.

Borisov pediu aos cidadãos que doem sangue aos hospitais na região, um apelo que foi repetido pelo presidente do país, Rosen Plevneliev.

O acidente aconteceu por volta das 5h45 locais (1h45de Brasília) quando um comboio com 26 vagões-tanque, três deles com gás propano-butano e 20 com propileno, descarrilou durante sua passagem por Hitrino.

O diretor do Serviço Nacional de Bombeiros da Bulgária, Nikolay Nikolov, declarou que um dos vagões com propano-butano explodiu, o que provocou uma detonação devastadora que destruiu várias casas e edifícios próximos e gerou um grande incêndio.

O prefeito de Hitrino, Nuridin Ismail, acrescentou que o acidente aconteceu na estação de trem situada no centro de um vilarejo por onde passa a ferrovia e que tem uma população de aproximadamente 900 habitantes.

Até o momento, 12 pessoas foram resgatadas dos escombros. No entanto, pelo menos 20 casas e edifícios estão completamente destruídos pela detonação, entre eles a estação de trens e a delegacia de polícia.

Uma moradora de Hitrino disse por telefone à "Nova TV" que as pessoas acordaram assustadas com a detonação, que ela comparou com a queda de um meteorito.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos