Rebeldes apoiados pela Turquia entram em cidade dominada pelo EI na Síria

Beirute, 10 dez (EFE).- Rebeldes sírios apoiados por forças turcas anunciaram neste sábado que entraram na cidade de Al Bab, reduto principal do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Aleppo, na Síria.

Em comunicado, as forças do opositor Exército Livre Sírio (ELS) que participam do ataque afirmaram que a operação para "libertar" a cidade de Al Bab começou no início da manhã e que, após nove horas de batalha, romperam a primeira linha de defesa dos radicais.

As facções sírias conseguiram entrar pelo norte em Al Bab, que fica no nordeste de Aleppo.

Na nota, acrescentaram que causaram a morte de pelo menos 40 integrantes do EI e destruíram dois veículos carregados com explosivos dos extremistas.

Desde agosto, várias facções sírias respaldadas por carros de combate e forças turcas desenvolvem a ofensiva Escudo do Eufrates no norte de Aleppo para expulsar o EI e evitar o avanço das milícias curdas.

Ontem, o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, garantiu que o ELS e as tropas turcas estavam muito perto de Al Bab.

"O ELS se aproximou de Al Bab com nosso apoio e em um breve lapso se completará a operação prevista", disse Cavusoglu, segundo o jornal turco "Hürriyet".

A irrupção das facções da operação Escudo do Eufrates em Al Bab coincide hoje com o lançamento por parte da força curdo-árabe, Forças da Síria Democrática (FSD), da segunda etapa de sua ofensiva na província de Al Raqqa, bastião principal dos jihadistas no território sírio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos