Santos ressalta que crianças são principal alvo do processo de paz

Oslo, 10 dez (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou neste sábado em Oslo, na Noruega, que as crianças são o objetivo principal do processo de paz em seu país e pediu que as pessoas aprendessem com sua capacidade de superação e reconciliação para construir uma paz duradoura.

"Devemos permitir que elas cresçam em um novo país com oportunidades, com paz", afirmou Santos no tradicional evento da organização Save the Children, anterior à cerimônia de entrega do Nobel da Paz.

Na presença dos príncipes herdeiros da Noruega, Haakon e Mette-Marit, e de outras autoridades, Santos respondeu a perguntas enviadas por crianças de todo o país nórdico, e de Juan David Calo Lopera e Bienvenida Preciado, dois colombianos de 14 anos convidados a Oslo.

As crianças estão entre as principais vítimas do conflito na Colômbia e para evitar a violência no futuro é preciso um processo interno "em nossos corações e mentes" que deve começar a partir da educação, opinou o presidente colombiano.

"Para fazer uma paz duradoura, é necessário semear boas sementes, ensinar como viver em paz, como reconciliar-se. E isso leva tempo", admitiu Santos, que foi agraciado com o Nobel por seus esforços para acabar com o conflito armado em seu país.

Santos reconheceu que será difícil perdoar, mas que isto será possível com trabalho duro e perseverança, como aconteceu com o acordo, no qual poucos acreditavam há alguns anos.

Para o presidente colombiano, tiveram papel fundamental para se chegar ao pacto as vítimas e histórias tristes sobre a guerra, que serviram como "fonte de energia" nos momentos mais difíceis.

Santos recebeu dois presentes durante a festa: uma caixa com produtos típicos da Noruega e um livro com dedicatórias das 200 crianças que participaram do ato, realizado no Centro Nobel da Paz, a poucos metros da prefeitura da capital norueguesa.

Antes de receber o Nobel, Santos deve comparecer ao Palácio Real para uma audiência com os reis do país nórdico, Harald e Sonia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos