Bill English é confirmado como primeiro-ministro neozelandês

Sydney (Austrália), 12 dez (EFE).- O governista Partido Nacional da Nova Zelândia escolheu nesta segunda-feira (data local) Bill English como líder e daí como primeiro-ministro do país, em substituição de John Key, que renunciou na semana passada por motivos familiares.

English, que já contava com o apoio da maioria do caucus e cujos adversários se retiraram da corrida pela liderança do Partido Nacional, será seguido por Paula Bennett, que ocupará o cargo de vice-primeira-ministra.

Bennett se tornará a segunda mulher a ocupar o segundo posto do Executivo neozelandês e na primeira do Partido Nacional e pessoa de ascendência maori a assumir esse posto.

Após a reunião na qual foi eleito, English disse que estava "emocionado por liderar uma equipe forte de membros do parlamento (deputados)", segundo declarações citadas pela "Radio New Zealand".

John Key, quem governou a Nova Zelândia durante oito anos, e Bill English foram à Casa do Governador para formalizar a transferência à frente do Executivo.

Ao anunciar sua renúncia na semana passada, Key ressaltou que English, que foi seu vice-primeiro-ministro e titular de Finanças, foi o arquiteto de muitas políticas econômicas e fiscais, e, por isso, o apoiava para sucedê-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos