Colégios eleitorais fecham na Macedônia após votação sem incidentes

Skopje, 11 dez (EFE).- Os colégios eleitorais da Macedônia fecharam pontualmente às 19h (horário local, 16h de Brasília), após uma jornada eleitoral que transcorreu sem maiores incidentes.

Segundo informou a Comissão Estatal Eleitoral, às 17h (14h) a participação eleitoral era de 60,38%, cerca de sete pontos acima da porcentagem nessa mesma hora nas eleições de 2014.

Cerca de 1,7 milhão de cidadãos estavam aptos a votar, dos quais 230.000 são macedônios residentes no exterior.

As urnas nos 3.480 colégios eleitorais nos seis distritos eleitorais do país tinham aberto às 7h (4h), e por volta das 22h (19h) começarão a ser divulgados os resultados não oficiais da votação.

Um total de 7.585 observadores nacionais e 667 estrangeiros esteve encarregado de controlar o bom funcionamento do processo de votação.

A votação de hoje foi a terceira convocação às urnas neste ano, depois das canceladas em abril e junho após a oposição social-democrata denunciar irregularidades nas listas eleitorais e a falta de liberdade de informação dos veículos de comunicação.

Os pleitos tiveram que ser antecipados após a renúncia do primeiro-ministro conservador, Nikola Gruevski, por um escândalo de escutas telefônicas revelado pelos social-democratas e supostamente orquestrado pelo entorno mais próximo do premiê.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos