Forças iraquianas conseguem entrar em 3 novos bairros do leste de Mossul

Erbil (Iraque), 11 dez (EFE).- As tropas iraquianas conseguiram entrar neste domingo em três novos bairros da cidade de Mossul, no norte do Iraque, e mataram pelo menos 17 combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou à Agência Efe o subcomandante das forças antiterroristas, Abdelwahab al Saadi.

As tropas entraram hoje nos bairros de Al Meshraq, Al Shejiquia e Al Murur, nos quais seguem avançando frente aos jihadistas para tomar o controle destes distritos residenciais, além de na região de Al Nour.

Al Saadi acrescentou que as forças armadas continuam lutando contra o EI pelo terceiro dia consecutivo para retomar o bairro de At-Ta'mi, um dos mais importantes da cidade por sua localização estratégica.

Durante esses confrontos, as tropas mataram quatro combatentes estrangeiros do EI e causaram ferimentos graves no comandante do grupo, identificado como Alaa Yunis Abdelraziq al Sufi al Hamdani, que foi posteriormente transferido a um dos hospitais de Mossul.

Os enfrentamentos entre os extremistas e as forças iraquianas continuam na metade oriental de Mossul, onde as tropas libertaram 32 dos 42 bairros dessa parte da cidade desde que chegaram no final de outubro.

Segundo Al Saadi, o EI perdeu mais de 204 homens em uma só semana nos combates na parte oriental de Mossul.

As forças iraquianas e curdas começaram a ofensiva para expulsar o EI de Mossul no último dia 17 de outubro e desde então mais de 82.000 pessoas se viram deslocadas, segundo a Organização Internacional de Migrações.

As milícias xiitas se somaram poucos dias depois à campanha militar e estão desdobradas na frente oeste, embora se situem ainda longe da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos