Gentiloni inicia consultas para formar novo governo na Itália

Roma, 11 dez (EFE).- Paolo Gentiloni, que substituirá Matteo Renzi como primeiro-ministro da Itália, começou as consultas para a formação de um novo governo que ponha fim à crise política do país.

O até agora ministro das Relações Exteriores recebeu hoje do presidente da República italiana, Sergio Mattarella, a incumbência de formar um governo, após a renúncia de Renzi pelo fracasso que obteve no referendo de 4 de dezembro sobre a reforma constitucional.

Gentiloni, que aceitou o cargo "com reservas" até que jure o posto, realizará hoje as primeiras consultas na Câmara dos Deputados da Itália com o objetivo de traçar uma rota e determinar os ministros que farão parte de seu novo Executivo, informou a imprensa local.

Nos próximos dias deverá determinar a lista de nomes que permanecerão a seu lado nesta nova etapa e também jurará o cargo com a intenção que o país tenha o mais rápido possível um governo que assuma compromissos nacionais e internacionais.

Mattarella disse ontem que queria para a Itália "um governo o mais rápido possível", e apenas 18 horas depois encarregou esta tarefa a Gentiloni, considerado uma figura muito próxima a Renzi.

Entre as questões que o novo Executivo deverá tramitar se encontram a de impulsionar uma lei eleitoral que permita realizar pleitos no país, auxiliar os afetados pelos terremotos que castigaram a Itália este ano e organizar eventos internacionais como a cúpula do G7 de maio na cidade siciliana de Taormina.

Também deverá abordar a delicada situação do banco toscano Monte dei Paschi di Siena, que se encontra em processo de recapitalização para o qual necessita captar 5 bilhões de euros por investimento privado antes do final de mês, soma que está, por enquanto , longe de arrecadar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos