Maduro garante que "ninguém tira" a Venezuela do Mercosul

Caracas, 11 dez (EFE).- O presidente Nicolás Maduro garantiu neste domingo que "ninguém tira" a Venezuela do Mercosul, após assinalar que "a tripla aliança ideológica" formada por Brasil, Argentina e Paraguai "se voltou" contra seu país para suspendê-lo do bloco.

"Eu tenho certeza que vamos derrotá-los moral, política e institucionalmente porque a Venezuela ninguém tira do Mercosul, somos do Mercosul e seguiremos sendo do Mercosul", declarou o presidente venezuelano em seu programa na emissora de TV estatal.

No último dia 2 de dezembro os países fundadores do Mercosul - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - comunicaram que a Venezuela parava de exercer seus "direitos inerentes" como Estado parte do bloco por supostamente ter descumprido o Protocolo de Adesão.

A Venezuela rejeitou o anúncio e, após assegurar que esta decisão é "ilegal", afirmou que seguirá no bloco como presidente temporário e garantiu que seu país incorporou 1.479 normas do Mercosul à legislação legal interna, o que equivale a 95% da legislação que os Estados devem cumprir para sua adesão ao bloco.

Hoje Maduro afirmou que "agora a tripla aliança ideológica da direita sul-americana que deu golpe de Estado no Brasil, que fracassou no governo na Argentina e que deu o golpe de Estado no Paraguai se voltou contra nós".

Além disso, e após assegurar que essa "tripla aliança" está "tecnicamente derrubada", comentou que seu governo recebeu "a solidariedade" de todos os movimentos sociais, "sindicais, campesinos, estudantis, de mulheres de toda América do Sul e além".

Por sua parte, a ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse ontem que estará presente em uma reunião de chanceleres do Mercosul no próximo dia 14 de dezembro em Buenos Aires, convocada "ilegalmente" pela Argentina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos