Parada do Orgulho LGBT lota praia de Copacabana em favor da igualdade

Rio de Janeiro, 11 dez (EFE).- Centenas de milhares de pessoas se reuniram neste domingo na 21ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro e alçaram sua voz na praia de Copacabana contra o preconceito.

As altas temperaturas deixaram ainda mais animada uma festa na qual a cantora Ludmilla deu o pontapé inicial com um show no qual cantou seus maiores sucessos no alto do trio elétrico.

Posteriormente, oito trios realizaram o tradicional percurso ao longo dos quatro quilômetros de extensão da Avenida Atlântica, onde foi estendida uma enorme bandeira do arco-íris.

Os turistas que estavam na praia se misturaram ao ritmo da música com drag queens vestidas com exuberantes fantasias que fizeram a alegria dos amantes das selfies.

Da mesma forma que em edições anteriores, o desfile teve seu componente reivindicativo como ficou patente em um protesto que denunciou os 300 crimes cometidos contra a comunidade LGBT durante o ano.

Vários voluntários materializaram esta causa vestidos completamente de preto e cobertos com um caixão e uma bandeira que representava às vítimas.

Nesta 21ª edição da parada, cujo lema é "Eu sou minha identidade", os organizadores exigiram respeito ao direito de autodeterminação da identidade de gênero e a aprovação de um projeto de lei apresentado por alguns deputados.

Essa medida pretende garantir que qualquer pessoa maior de 18 anos possa ser reconhecida e tratada pela identidade de gênero de seus documentos e possa submeter-se a intervenções cirúrgicas para a mudança de seu sexo sem necessidade de aprovação psicológica ou jurídica.

Durante a festa foram distribuídos preservativos e uma cartilha sobre saúde e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, assim como sobre direitos LGBT.

A Parada Gay do Rio de Janeiro é organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e seu principal objetivo é dar visibilidade à luta pela igualdade de direitos e combater a intolerância, o preconceito e o ódio contra esta comunidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos