Trump diz que rejeita acordos milionários para evitar conflito de interesse

Washington, 11 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que, embora tenha o "direito" de continuar fazendo negócios, decidiu rejeitar ofertas multimilionárias para evitar a impressão de que incorre em conflitos de interesse.

O magnata imobiliário garantiu que, desde sua eleição no último dia 8 de novembro, fechou a porta a acordos no valor de "bilhões de dólares", e que na semana passada disse não a "sete acordos com alguém muito importante" porque pensou que "podia ser visto como um conflito de interesse".

"Não vou negociar acordos em absoluto (na Casa Branca). Tenho o direito a fazê-lo. Mas simplesmente não quero", afirmou Trump em entrevista transmitida hoje pela emissora de televisão "Fox News".

No final de novembro, Trump anunciou que se desvincularia de suas empresas para concentrar-se em suas tarefas de governo, e assegurou que detalharia seu plano em entrevista coletiva no próximo dia 15 de dezembro.

Esse plano manterá os filhos do presidente eleito à frente dos negócios internacionais da Trump Organization, algo que despertou suspeitas dado que eles tiveram um papel relevante na equipe de transição à Casa Branca e é possível que sigam assessorando o pai quando este chegar ao poder no dia 20 de janeiro.

"Meus executivos vão dirigir a empresa junto a meus filhos. É uma grande companhia, mas eu não vou ter nada a ver com sua gestão", ressaltou hoje Trump.

As perguntas sobre os possíveis conflitos de interesse de Trump se intensficaram nesta semana depois que foi anunciado que seguirá como produtor-executivo do reality "The Celebrity Apprentice", da emissora "NBC", que apresentou durante 14 temporadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos