Exército sírio anuncia que conquistou 98% do leste de Aleppo

Damasco, 12 dez (EFE).- O exército sírio anunciou nesta segunda-feira que conquistou 98% da metade oriental de Aleppo, após avançar sobre grupos "terroristas" nessa parte da cidade, que fica no norte da Síria.

Ao contrário de ocasiões anteriores, as forças armadas não publicaram esta mensagem em veículos de comunicação oficiais sírios, mas a divulgaram por SMS.

"O exército sírio conquistou 98% do leste de Aleppo", diz a nota.

A agência de notícias oficial do regime, "Sana", detalhou que unidades militares avançaram hoje contra "organizações terroristas takfiri" (muçulmanas radicais) no leste de Aleppo e "restauraram a segurança e a estabilidade no bairro de Al Sheikh Said".

A agência, que citou uma fonte militar, acrescentou que os soldados, em cooperação com seus aliados, retomaram também o domínio dos distritos de Al Shahadin, Karam al Afandi, Karam al Dada e Al Salhin, e que chegaram a Yisr al Hajj, Al Yalum, Bab al Maqam, Al Firdus, à cidadela e a Al Sahrif.

A fonte destacou que as forças armadas estão progredindo rumo aos bairros de Al Kalasa, Bustan al Qasr e Suq al Hal, e estão perseguindo os terroristas que fugiram para Al Sukari, Al Ameriya e Al Ansari.

O presidente sírio, Bashar al Assad, afirmou hoje que "a Síria e seu povo estão determinados a restaurar a segurança e a estabilidade" e que continuarão com as "reconciliações" porque, na sua opinião, esta é a melhor maneira de conseguir este objetivo, durante uma reunião com o núncio do Vaticano, o cardeal Mario Zenari, em Damasco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos