Gentiloni se reúne com presidente italiano para apresentar lista de ministros

Roma, 12 dez (EFE).- O ex-ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, encarregado de formar um novo governo após a renúncia de Matteo Renzi, compareceu nesta segunda-feira diante do presidente da República, Sergio Mattarella, para lhe apresentar previsivelmente sua lista de ministros.

Gentiloni, que aceitou ontem formar governo, chegou ao Palácio do Quirinal, a sede da Chefia de Estado em Roma, às 17h30 locais (14h30 de Brasília) para informar o presidente sobre a rodada de consultas que manteve com os partidos e apresentar sua lista de ministros.

Durante a tarde de ontem e na manhã de hoje, Gentiloni se reuniu com diferentes partidos políticos para conhecer suas posições frente a sua posse e para decidir os nomes de seu gabinete de ministros.

Os veículos de imprensa indicam que Gentiloni e seus ministros poderiam jurar seus cargos ainda hoje, ou amanhã de manhã, mas, por enquanto, não há confirmação oficial.

Assim que Gentiloni e seus ministros jurarem o cargo, o novo governo italiano deverá se apresentar em uma sessão de posse na Câmara dos Deputados e no Senado.

As mesmas fontes assinalam que amanhã deve ocorrer a troca de poderes entre Gentiloni e Matteo Renzi e, depois, a realização do primeiro Conselho de Ministros do novo Executivo.

Em seguida, o novo governo compareceria ao parlamento para a sessão de posse, que começaria na Câmara e deve acontecer antes que transcorram dez dias desde o juramento, como determina a Constituição.

Gentiloni será nomeado primeiro-ministro em substituição a Renzi, que apresentou sua renúncia após fracassar no referendo constitucional de 4 de dezembro.

Gentiloni foi ministro das Relações Exteriores no governo de Renzi e procede da ala católica-comunista do Partido Democrata, a maior formação de centro-esquerda da Itália.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos