Neto mostra "força" ao ser informado da queda do avião da Chapecoense

Rionegro (Colômbia), 12 dez (EFE).- O zagueiro Hélio Zampier Neto, um dos seis sobreviventes da tragédia da Chapecoense, mostrou "força" após ser informado da queda do avião que matou 71 pessoas na Colômbia, entre elas 19 de seus companheiros, afirmaram nesta segunda-feira os médicos que o atendem.

"Ele está evoluído muito bem. Já está inteirado do acidente e encarou com uma grande força. Está sendo acompanhado pelo corpo de psicologia da instituição e por sua família", declarou o diretor médico do Hospital San Vicente Fundación, Ferney Rodríguez Tobón, em entrevista coletiva.

Neto, que continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), acordou na quinta-feira do coma induzido quando suspenderam a sedação, perguntou o resultado da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional e, sem saber do acidente, questionou seus familiares sobre por que estava ferido.

Em relação ao estado de saúde do zagueiro, o especialista afirmou que pela "boa evolução que teve" no último dia, esperam transferi-lo à Unidade de Cuidados Especiais nas próximas 24 horas.

Rodríguez antecipou que "iniciaremos toda a logística para sua transferência nos próximos dias", após verificar condições clínicas adequadas e assegurar-se que a viagem represente "o menor risco possível".

As transferências que já estão confirmadas para a manhã desta terça-feira são a do lateral Alan Ruschel e do jornalista Rafael Henzel, que serão levados a Chapecó.

Além disso, o diretor médico comentou que o retorno hoje do goleiro Jackson Follman ao Brasil "encheu de orgulho" o San Vicente Fundación, e o qualificou como "grande conquista" depois da situação crítica pela qual passou após a queda do avião no último dia 28 de novembro.

"A lesão mais complicada é a segunda vértebra cervical, por isso será operado em São Paulo. As condições da amputação são muito boas e sem sinais de infecção", detalhou Rodríguez sobre Follman, que teve parte de sua perna direita amputada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos