Novo secretário-geral afirma que "ONU deve estar pronta para mudar"

Nações Unidas, 12 dez (EFE).- O próximo secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira que os desafios do mundo estão superando as capacidades das Nações Unidas e alertou que a organização "deve estar pronta para mudar".

Guterres também chamou atenção para o descontentamento de grande parte da população do mundo e considerou que este é o momento de "reconstruir as relações" entre o povo e os líderes.

O ex-primeiro-ministro de Portugal se pronunciou assim em discurso perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, minutos após tomar posse do cargo de secretário-geral, que assumirá oficialmente no dia 1º de janeiro.

"O medo está motivando as decisões de muita gente ao redor do mundo", disse Guterres, que ressaltou que os líderes devem "entender essas ansiedades", mas sem perder de vista "nossos valores".

"É o momento para que os líderes escutem e demonstrem que se preocupam com sua própria gente e com a estabilidade global da qual todos dependemos", acrescentou.

Guterres ressaltou que é necessário solucionar problemas como o aumento das desigualdades, as dificuldades na gestão da globalização e a crescente desconfiança dos cidadãos em seus governos e nas organizações internacionais.

Sobre as mudanças que pode levar às Nações Unidas, Guterres antecipou que quer uma "reforma substancial" da estratégia de comunicação, a fim de que as mensagens da organização alcancem à população no mundo todo.

Além disso, reforçou que a ONU deve ser "ágil", "efetiva" e "eficiente" e concentrar-se "mais no povo e menos na burocracia".

Entre os problemas atuais da organização, Guterres destacou sua "incapacidade" na hora de prevenir conflitos e defendeu que essa deve ser sua prioridade.

"As Nações Unidas nasceram da guerra. Hoje devemos cuidar da paz", afirmou nesse sentido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos