Porta-voz de Obama se desculpa por brincadeira sobre o cabelo de Trump

Washington, 12 dez (EFE).- O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, se desculpou nesta segunda-feira por uma piada que fez no ano passado sobre o cabelo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante sua entrevista coletiva diária, Earnest admitiu hoje que se arrependeu de ter dito há um ano que o cabelo de Trump era falso.

"Acredito que qualquer um que tenha feito este trabalho durante dois anos e meio provavelmente tenha dito uma ou duas coisas que desejaria não ter dito", declarou o porta-voz de Obama, em resposta à pergunta de um jornalista.

Em dezembro do ano passado, Earnest criticou Trump por sua proposta de proibir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos a fim de combater o terrorismo jihadista, e lhe comparou com um "charlatão de feira" enquanto zombava de seu "cabelo falso".

"A campanha de Trump há meses tem uma qualidade similar à do lixo da história, desde seus slogans vazios até suas mentiras descaradas e seu cabelo falso: toda a rotina de um charlatão de feira que vimos há algum tempo", comentou Earnest então.

Dias mais tarde, o magnata respondeu que o fato de um porta-voz presidencial fazer esse comentário era "repugnante".

"Suponho que estava brincando, mas que uma pessoa presidencial que nos representa em tempos tão difíceis - temos o terrorismo e todos os problemas - faça esse comentário... Pensei que era tão ridículo", acrescentou o multimilionário nova-iorquino.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez uma dura campanha contra Trump para apoiar Hillary Clinton como candidata democrata à presidência, ao alertar que o empresário "infelizmente não está preparado" para ocupar o Salão Oval.

Desde a vitória do candidato republicano nas eleições do último dia 8 de novembro, a Casa Branca prometeu uma transição tranquila de poder e o Executivo reduziu seus ataques contra o presidente eleito. EFE

mbe/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos