Rajoy e Trump se comprometem a manter relação bilateral entre EUA e Espanha

Madri, 12 dez (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram nesta segunda-feira por telefone e se comprometeram a manter o estreito nível de confiança na relação bilateral entre seus países.

O Executivo espanhol confirmou a conversa, que durou 20 minutos e na qual Rajoy reiterou os parabéns a Trump por sua vitória nas eleições do dia de 8 de novembro.

Trump, segundo o governo espanhol, mostrou a Rajoy seu enorme afeto pelo povo espanhol e lembrou sua estadia em Barcelona, "uma magnífica cidade".

Por sua vez, Rajoy disse a Trump que está convencido de que é necessário impulsionar na Espanha e na Europa um crescimento econômico sustentável e intenso que permita gerar emprego e reduzir a lacuna de desigualdade social.

Ambos analisaram diversas questões de política internacional, com especial atenção a assuntos relacionados com a política de Segurança e Defesa e com a luta global contra o terrorismo.

O governo de Rajoy ressalta que Espanha e Estados Unidos são países-membros e aliados, que compartilham valores e desafios comuns, e que fazem parte da coalizão internacional contra o jihadismo.

Os líderes também expuseram seus pontos de vista sobre as consequências do "Brexit" e a situação econômica mundial.

Após falar com Trump, Rajoy publicou uma mensagem em sua conta no Twitter, na qual define a conversa como "cordial" e assegura que o sucessor de Barack Obama mostrou seu sincero afeto pelo povo espanhol.

O presidente do Governo espanhol irá a Nova York no dia 19 de dezembro para presidir uma sessão do Conselho de Segurança da ONU, e uma reunião com o próximo presidente dos Estados Unidos durante a viagem ainda não está prevista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos