Assembleia Nacional da França dá voto de confiança a governo de Cazeneuve

Paris, 13 dez (EFE).- A Assembleia Nacional da França deu nesta terça-feira seu respaldo ao novo governo do país, liderado pelo socialista Bernard Cazeneuve, por 305 votos a favor, 239 contra e dez abstenções.

O novo primeiro-ministro destacou no pronunciamento de política geral com o qual abriu a sessão no parlamento que se submetia à moção ciente da necessidade de agir "com uma lucidez e uma exigência compartilhada" em favor de uma recuperação "rápida e vigorosa do país".

Cazeneuve não era obrigado pela Constituição a pedir a aprovação dos deputados, mas esse trâmite se transformou em uma tradição na França após a nomeação de cada novo primeiro-ministro. Ex-ministro do Interior, ele assumiu o cargo no último dia 6, depois que Manuel Valls renunciou para se concentrar em sua candidatura à eleição presidencial.

O novo premiê afirmou que a luta contra o desemprego, cujo índice atual é de cerca de 10%, será uma prioridade para seu governo. Cazeneuve articulou seu discurso em torno da proteção dos franceses, do cumprimento dos compromissos adquiridos e da preparação do país para o futuro, e se comprometeu a não cair em uma política de confronto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos