Líder opositor anuncia candidatura à presidência da Rússia em 2018

Moscou, 13 dez (EFE).- O líder opositor Alexei Navalny anunciou nesta terça-feira que apresentará ssua candidatura à presidência da Rússia nas eleições de março de 2018, quando o atual presidente, Vladimir Putin, tentará a reeleição.

"Sim, participarei da luta pelo cargo de presidente da Rússia", afirmou Navalny, de 40 anos, em um vídeo divulgado na internet.

Navalny, blogueiro famoso por suas denúncias de corrupção na administração pública, foi um dos organizadores em 2011 dos maiores protestos antigovernamentais desde a queda da União Soviética.

Em 2013, nas eleições à prefeitura de Moscou, conseguiu pouco mais de 27% dos votos, quase levando a disputa com o candidato do Kremlin, Sergey Sobyanin, para o segundo turno.

"Infelizmente, já nos acostumamos com o fato de as votações não resolverem nada", disse Navalny, que acrescentou não ser uma surpresa "porque desde 1996 a Rússia não realiza eleições de verdade".

O líder opositor denunciou que o Kremlin e o governo "só se preocupam com seus problemas pessoais de dinheiro, e por isso não suportam e proíbem as críticas".

Navalny poderia ficar impedido de apresentar sua candidatura à presidênciai devido ao processo judicial que enfrenta por um suposto roubo de madeira, pelo qual já foi condenado em 2013 a uma pena de cinco anos de prisão.

A Corte Suprema revogou a condenação e ordenou um novo julgamento, o que segundo Navalny tem o objetivo de tirar seu direito de se candidatar nas eleições presidenciais de 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos