Rússia diz que exército sírio controla Aleppo e cessou ação militar

Nações Unidas, 13 dez (EFE).- O exército da Síria já controla toda a cidade de Aleppo e cessou suas operações militares, afirmou nesta terça-feira o embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin.

"Durante a última hora recebemos informações de que as atividades militares em Aleppo oriental terminaram", disse Churkin ao Conselho de Segurança.

"O governo sírio estabeleceu controle sobre Aleppo oriental", acrescentou o embaixador, que poucos minutos antes tinha ressaltado que a ofensiva terminaria em um prazo de horas.

Ao sair do encontro, Churkin esclareceu aos jornalistas que durante a reunião recebeu a notícia de que as operações militares acabaram com o início da aplicação de um acordo para permitir a saída dos combatentes rebeldes da cidade.

"Não há necessidade de operação militar porque estão saindo. Se tudo correr bem, isso quer dizer que a luta por Aleppo oriental acabou", garantiu o diplomata.

Segundo a Rússia, em virtude desse pacto, "os militantes, junto com membros de suas famílias e feridos, estão atualmente se retirando por corredores estipulados para áreas que eles escolheram, inclusive Idlib".

O representante de Moscou disse esperar que o fechamento deste "difícil capítulo" permita retomar as negociações de paz na Síria e dar apoio humanitário em grande escala à população da região.

Ao mesmo tempo, Churkin negou que as forças pró-governo estejam cometendo atrocidades em Aleppo, ao contrário do que asseguram as Nações Unidas.

O representante de Moscou falou de "notícias falsas" e de "propaganda" e ressaltou que não há nenhuma prova de assassinatos e detenções de civis.

Minutos antes, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tinha dito que há "informações críveis" de que vários civis estão sendo assassinados em Aleppo por bombardeios e execuções sumárias nas mãos de forças sírias e seus aliados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos