Ônibus que retirariam rebeldes e civis de Aleppo retornam a sua bases

Beirute, 14 dez (EFE).- Os ônibus que seriam utilizados para transportar rebeldes e civis evacuados do leste da cidade de Aleppo, no norte da Síria, se retiraram do local e estão retornando a suas bases, disse nesta quarta-feira à Agência Efe o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdul Rahman.

Estava previsto que a retirada começaria às 5h locais (1h em Brasília), mas acabou não acontecendo até agora e os veículos aguardavam na região de Al Ramusa, no sul de Aleppo, até que se aclarasse a situação.

O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, anunciou na terça-feira que o exército sírio tinha interrompido suas operações em Aleppo e que tinha sido firmado um acordo para a saída dos combatentes opositores de Aleppo.

Segundo o OSDH, as autoridades sírias impedem a aplicação do pacto estabelecido entre Rússia e Turquia para uma evacuação por não terem sido consultadas, enquanto os opositores acusam o Irã, porque este quer incluir no acordo algum ponto relativo aos povos de maioria xiita de Fua e Kefraya.

Essas localidades ficam na província vizinha de Idlib e estão cercadas pela Frente da Conquista do Levante (antiga Frente al Nusra, ex-braço sírio da Al Qaeda) e outros grupos.

Até agora, os veículos de imprensa oficiais da Síria mantêm silêncio sobre este tema, e sequer confirmaram ontem a existência de um acordo para a retirada de civis e rebeldes de Aleppo.

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, manifestou hoje sua confiança de que a situação na parte oriental de Aleppo será resolvida "nos próximos dois ou três dias".

O chefe da diplomacia da Rússia calcula que, neste período, os guerrilheiros que permanecem na parte oriental da cidade "cessarão a resistência".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos