Rússia, Turquia e Irã realizarão reunião sobre a Síria no dia 27 em Moscou

Istambul, 14 dez (EFE).- Turquia, Rússia e Irã realizarão no próximo dia 27 de dezembro em Moscou uma reunião para tentar buscar uma saída política aos cinco anos de guerra civil na Síria, anunciou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.

"Nós nos esforçaremos para garantir um cessar-fogo em todo o país e para abrir negociações para uma solução política", disse Cavusoglu à emissora de televisão "TGRT Haber".

"Em Moscou, no dia 27 de dezembro, teremos uma reunião tripartida entre Turquia, Rússia e Irã", acrescentou.

Enquanto Rússia e Irã são os principais apoiadores do presidente sírio, Bashar al Assad, a Turquia apoia a facções armadas que tentam derrubá-lo.

As forças governamentais, com apoio da Rússia e do Irã, lançaram recentemente uma ofensiva para tomar o último reduto rebelde, na cidade de Aleppo.

O anúncio de Cavusoglu acontece depois que Rússia e Turquia facilitaram um cessar-fogo em Aleppo que durou hoje apenas algumas horas.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, são as autoridades sírias as que impedem a aplicação do pacto para evacuar a população civil por não terem sido consultadas, enquanto os opositores acusam o Irã.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, falou hoje com seu homólogo russo, Vladimir Putin, e ambos concordaram na necessidade de que se evitem as violações do cessar-fogo e de que a população civil seja evacuada, segundo informou hoje a agência de notícias "Anadolu".

De acordo com fontes presidenciais citadas por essa agência, na conversa se ressaltou a necessidade de que continue o cessar-fogo e que se façam esforços conjuntos para facilitar a evacuação da população por corredores humanitários.

Os evacuados se retirariam para a cidade de Idlib, situada cerca de 50 quilômetros ao sudoeste de Aleppo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos