Filha de ex-presidente de Moçambique é assassinada por seu marido

Maputo, 15 dez (EFE).- A filha do ex-presidente de Moçambique Armando Guebuza morreu na noite de quarta-feira, após ser baleada em sua residência na capital Maputo por seu marido, informaram nesta quinta-feira fontes policiais.

"Zófimo Armando Pedro Muiuane, de 43 anos, usou uma pistola contra sua esposa, Valentina Guebuza, que morreu na clínica Instituto do Coração, onde foi tratada", informou hoje aos jornalistas o porta-voz da polícia em Maputo, Orlando Modumane.

O crime aconteceu na residência do casal, em um bairro nobre da capital de Moçambique, onde Valentina, que era mãe de uma menina, morreu vítima dos disparos, segundo a polícia.

Seu marido, Zófimo Armando Muiuane, com quem estava casada há pouco mais de dois anos, foi detido.

Em seu primeiro interrogatório à polícia, o acusado confessou que comprou a arma na África do Sul e reconheceu que o casal tinha problemas derivados de sua "convivência intensa", informaram à Agência Efe fontes policiais.

A segunda filha do ex-chefe de Estado de Moçambique era uma bem-sucedida empresária, que a revista "Forbes" situou entre os dez jovens mais poderosos da África em 2013.

A jovem, de 36 anos, liderava o grupo de empresas familiar Focus 21, que tem interesses comerciais em setores como o bancário, de telecomunicações, pesca, transportes, mineração e imobiliário.

Em Moçambique, 32% das mulheres são vítimas de violência doméstica, segundo a Pesquisa Demográfica de Saúde Nacional de 2011, mas acredita-se que o percentual poderia ser maior.

Um relatório de ONU Mulheres divulgado esta semana revela que "há um número muito maior de mulheres e meninas vítimas de qualquer tipo de violência, tanto no âmbito doméstico como na esfera pública", no país africano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos