Presidente do Irã diz que libertação de Aleppo é um "grande êxito" da Síria

Teerã, 15 dez (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou nesta quinta-feira que a libertação de Aleppo é um "grande êxito" da Síria sobre os "terroristas e seus aliados" e reiterou o apoio ao regime do presidente do país, Bashar al Assad, por telefone.

"Consideramos nosso dever apoiar o governo sírio na campanha contra os terroristas para livrar o país dos agressores", ressaltou Rohani, em declarações divulgadas pela agência oficial "Irna".

Em conversa por telefone, Rohani parabenizou Al Assad pela "vitória" em Aleppo, cidade onde começou hoje a retirada das pessoas que estavam sitiadas nos bairros do leste.

O presidente do Irã antecipou que vai oferecer ajuda aos refugiados e afetados pela crise humanitária na Síria, especialmente em Aleppo. Já Al Assad agradeceu o apoio de Teerã na luta contra o terrorismo e a disposição do país aliado de enviar alimentos e equipamentos médicos à Síria, de acordo com a "Irna".

Sobre a situação de Aleppo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, também entrou em contato com vários chanceleres, entre eles o da Turquia, Mevlut Cavusoglu, e a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

O Irã é um dos principais aliados do regime de Al Assad e enviou assessores militares e milicianos à Síria, que lutam ao lado das tropas governamentais. No entanto, Teerã sempre negou oficialmente ter soldados do país em território sírio.

A retirada da população do leste de Aleppo, estipulada em acordo entre Turquia e Rússia, estava prevista para ontem, mas só começou hoje. Segundo a oposição síria, o motivo do atraso seriam exigências do Irã sobre ajuda às localidades xiitas de Fua e Kefraya.

Espera-se que 9 mil civis e 4 mil combatentes da oposição deixem o leste de Aleppo, cidade agora controlada pelo governo da Síria após uma grande ofensiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos