Em encontro com o papa, Santos pede colaboração de Uribe nos Acordos de Paz

Roma, 16 dez (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu nesta sexta-feira a colaboração do antecessor e líder da oposição Álvaro Uribe para implementar os Acordos de Paz, durante o encontro de ambos com o papa Francisco.

"Disse ao ex-presidente Uribe que estamos sempre dispostos a seguir dialogando e entrar em um acordo sobre como será implementado este acordo de paz", explicou Santos à imprensa após se reunir com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Santos explicou que "há uma oportunidade para demonstrar que é possível entrar em acordo sobre coisas importantes para o país".

O líder colombiano se reuniu durante 20 minutos nesta sexta-feira com o papa Francisco, que depois recebeu Uribe e posteriormente realizou um encontro com ambos no Palácio Apostólico do Vaticano.

Santos afirmou que em sua reunião com o papa teve "a oportunidade de agradecer ao pontífice por todos os gestos para apoiar o processo de paz". Segundo o presidente colombiano, o papa "reiterou o apoio ao novo acordo de paz e o apoio à sua pronta implementação".

"Explicamos (ao papa) que os acordos já estão assinados, em processo de implementação, e que é aí onde podemos nos sentar para ver como todos os colombianos, incluindo o partido do ex-presidente Uribe, querem que sejam implementados esses acordos", disse.

O governante disse que "por parte do governo há a melhor disposição, toda a abertura para que sejam alcançados acordos nesse propósito".

"A paz se constrói, falávamos isso antes com Sua Santidade, como uma catedral, tijolo por tijolo. E isso requer o esforço de muita gente durante muito tempo. É isso que a Colômbia tem pela frente, felizmente já sem o empecilho de uma guerra e de um conflito armado", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos