Maduro afirma que Macri mandou agredir chanceler venezuelana

Caracas, 16 dez (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou nesta sexta-feira de "covarde" e "ladrão" o seu homólogo da Argentina, Mauricio Macri, após acusá-lo de ter mandado agredir a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, durante sua visita a Buenos Aires esta semana.

"O covarde Macri mandou agredi-la pela verdade que lhe disse há um ano no Uruguai. Covarde, você é um covarde, Macri, não se meta com as mulheres. Macri covarde, oligarca, ladrão e covarde", disse Maduro durante um ato em Caracas que foi transmitido em rede obrigatória de rádio e televisão.

O chefe de Estado condecorou Rodríguez com a ordem Libertadoras e Libertadores da Venezuela "por sua dignidade, por sua coragem e por seu patriotismo".

"O povo argentino se encarregará de você, Macri, antes tarde do que nunca, e te secará como se seca todo os que se metem com os filhos de Bolívar e Chávez", acrescentou Maduro após assegurar que esta suposta agressão à chanceler venezuelana viola tratados e convênios internacionais.

A chefe da diplomacia do país caribenho disse na quarta-feira em Buenos Aires que foi agredida por um policial e por um funcionário argentino, em sua chegada a uma reunião do Mercosul - para a qual não tinha sido convidada -, e assegurou que se tratava de "uma vingança pessoal" de Macri.

O presidente da Argentina, ao ser consultado hoje por uma jornalista sobre essa suposta agressão, respondeu ironicamente: "Eu pensei que tinha sido (a chanceler argentina, Susana) Malcorra que bateu nela".

"A verdade é que não é para levar isso a sério. Alguém não pode se convidar para um lugar onde não foi efetivamente convidado a fazer parte", declarou Macri em entrevista coletiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos