Marinha britânica escolta fragata russa no Canal da Mancha

Londres, 16 dez (EFE).- A Marinha britânica escoltou um navio de guerra da Rússia durante a passagem pelo Canal da Mancha, informou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Um porta-voz explicou que a fragata Yaroslav Mudry estava se dirigindo para um porto da Rússia após ter realizado operações no Mar Mediterrâneo e no Oceano Índico, além de ter estado em Cuba e em Trinidad e Tobago.

A fragata HSM Sutherland e um helicóptero Merlin da Marinha do Reino Unido escoltaram o navio, acompanhados também de embarcações de guerra francesas e holandesas, de acordo com a fonte.

Espera-se que outros países da Otan acompanhem a trajetória dos barcos russos no avanço pelas águas do norte da Europa.

A notícia da passagem do Yaroslav Mudry perto do Reino Unido foi conhecida em um momento de tensões diplomáticas entre Londres e Moscou. O ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, convocou ontem os embaixadores da Rússia e do Irã no país para expressar "profunda preocupação" pela situação em Aleppo.

O chanceler disse que ambos os países descumpriam suas "obrigações com a lei humanitária internacional".

Em outubro, a Marinha britânica já tinha escoltado uma série de embarcações russas pelo Estreito de Dover, incluindo o porta-aviões Admiral Kuznetsov.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos