Movimento Democrático Popular (PDM) ganha eleições nas ilhas Turcas e Caicos

Providenciales (Ilhas Turcas e Caicos), 16 dez (EFE).- O principal partido opositor das Ilhas Turcas e Caicos, Movimento Democrático Popular (PDM) de Sharlene Csrtwright Robinson, é o vencedor do pleito relizado na quinta-feira, segundo os primeiros resultados preliminares divulgados nesta sexta-feira.

Os cidadãos das Ilhas Turcas e Caicos foram às urnas para escolher um novo governo em um pleito no qual três partidos disputavam a vitória neste pequeno território atlântico de pouco mais de 44 mil habitantes.

O PDM ganhou, por enquanto, sete das dez circunscrições eleitorais, segundo disseram fontes oficiais que não ofereceram números detalhados.

Espera-se que os resultados finais sejam revelados ainda hoje.

Além do PDM, disputavam o governante Partido Nacional Progressista (PNP) de Refus Ewing, que durante a campanha disse que após as conquistas do mandato que agora termina pretende levar este território britânico de ultramar a um nível superior de desenvolvimento, e a Aliança Democrática Progressista (PDA), dirigida por Oswald Skippings.

Ao longo da campanha, Cartwright Robinson afirmou que se o PDM ganhasse as eleições, todos os cidadãos se beneficiariam de uma melhor distribuição da riqueza e que seria garantida a estabilidade econômica, além de acusar o primeiro-ministro de levar o pequeno território atlântico ao abismo em termos econômicos.

As ilhas têm uma superfície total de pouco mais 400 quilômetros quadrados e fazem parte dos territórios sob supervisão do Comitê de Descolonização das Nações Unidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos