Obama felicita papa por 80º aniversário e agradece por sua mediação com Cuba

Washington, 16 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou o papa Francisco nesta sexta-feira por seu aniversário de 80 anos, que comemorará amanhã, e lhe agradeceu especialmente por seu "inestimável apoio" na mediação para avançar a normalização de relações com Cuba.

"Ao celebrar seu 80º aniversário amanhã, me uno ao povo americano para estender nossos melhores desejos a Sua Santidade, o papa Francisco", disse Obama em um breve comunicado.

"Tanto em palavras como em fatos, o papa Francisco inspirou as pessoas de todo o mundo com sua mensagem de compaixão, esperança e paz. Convidou-nos a olhar para nós mesmos, chegar aos que estão à margem da sociedade, estender a misericórdia e cuidar do planeta que todos compartilhamos", ressaltou.

O presidente americano reiterou que para ele foi uma "grande honra dar as boas -vindas a Sua Santidade à Casa Branca no ano passado e trabalhar juntos por causas comuns".

"Fico especialmente agradecido por seu inestimável apoio a nosso trabalho de normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, que anunciei em 17 de dezembro, há dois anos", acrescentou Obama, salientando a coincidência dessa efeméride com o aniversário do pontífice.

Obama ressaltou ainda que, "guiados por seu humilde exemplo", os povos de todo o mundo avançarão juntos rumo a "uma verdadeira justiça e paz para todos os filhos de Deus".

Em setembro de 2015, o papa Francisco realizou uma viagem por Cuba e Estados Unidos que serviu para garantir o processo de normalização de relações que tinha começado entre ambos países um ano antes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos