Pentágono afirma que China capturou submarino não tripulado americano

Washington, 16 dez (EFE).- Os Estados Unidos solicitaram à China a devolução de um submarino não tripulado americano capturado em águas do Mar da China Meridional que realizava trabalhos de pesquisa científica, informou nesta sexta-feira o Pentágono.

"O Departamento de Defesa solicitou à China que devolva imediatamente o veículo submarino não tripulado que capturou ilegalmente em 15 de dezembro no Mar da China Meridional quando seria recuperado por um navio da Marinha americana de exploração oceanográfica", detalhou o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, em comunicado.

Segundo os EUA, o aparelho capturado pela China é um sistema "não confidencial" utilizado no mundo todo pela Marinha americana para obter dados oceanográficos sobre salinidade, temperatura de água e velocidade do som.

O aparelho "estava realizando operações rotineiras de acordo com as leis internacionais" cerca de 50 milhas náuticas ao noroeste da base naval americana da baía de Subic, nas Filipinas.

O Pentágono detectou uma embarcação militar chinesa que enviou uma lancha para capturar o veículo submarino.

Posteriormente, a embarcação oceanográfica militar USNS Bowditch entrou em contato com o navio chinês via rádio para solicitar a devolução do aparelho, algo a que os marinheiros chineses se negaram.

"O submarino não tripulado é um navio soberano dos Estados Unidos. Pedimos à China que o devolva imediatamente e respeite suas obrigações perante as leis internacionais", destacou Washington.

A região onde ocorreu o incidente é de grande tensão devido às disputas marítimas que Pequim trava com vizinhos como Vietnã, Filipinas e Malásia e à forte presença militar tanto de navios chineses como americanos, que reiteram que fazem tarefas rotineiras de patrulha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos