UE ressalta apoio a longo prazo ao Cazaquistão nos 25 anos de independência

Bruxelas, 16 dez (EFE).- A União Europeia (UE) parabenizou nesta sexta-feira o Cazaquistão por ocasião do 25º aniversário de sua declaração nacional de independência e garantiu que continuará respaldando "a longo prazo" seu desenvolvimento e estabilidade.

"A UE apoiou firmemente o processo de transformação no Cazaquistão e continuará a fazê-lo pelo benefício do povo cazaque", afirmou em comunicado uma porta-voz de Federica Mogherini, alta representante da UE para a Política Externa.

A porta-voz disse ainda que a UE está comprometida com uma relação "a longo prazo" com o país "em favor do desenvolvimento, da estabilidade e da segurança" através de seu acordo de associação e cooperação e da estratégia comunitária para a Ásia Central. Além disso, desejou sucesso ao país na organização da Expo 2017 no próximo ano.

A representante lembrou que o conselho de cooperação UE-Cazaquistão realizado em 4 de outubro em Bruxelas foi o primeiro desde a assinatura do acordo de associação e cooperação e deu uma oportunidade para revisar a aplicação provisória do mesmo.

Por fim, afirmou que a condição de membro não-permanente do Cazaquistão no Conselho de Segurança da ONU permitirá à UE "continuar reforçando o trabalho conjunto nos fóruns multilaterais" e "fortalecer o diálogo em assuntos de segurança regional e global". EFE

rja/id

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos