Morrem três soldados em ataque insurgente na Caxemira indiana

Nova Délhi, 17 dez (EFE).- Três soldados indianos morreram neste sábado em um ataque insurgente contra o comboio no qual viajavam na conflituosa Caxemira, no norte da Índia, informou uma fonte oficial.

O ataque, perpetrado por insurgentes contra um comboio do Exército, aconteceu na área de Kadlabal, em Pampore, indicou o Comando Norte do Exército em sua conta no Twitter. A divisão militar acrescentou que já foi iniciada uma operação de busca na região para tentar localizar os autores do ataque.

A operação ocorre em meio a um agravamento da crise diplomática entre a Índia e o vizinho Paquistão, acusado por Nova Délhi de patrocinar em seu território grupos insurgentes que atacam o outro lado da fronteira para incitar o movimento independentista na Caxemira.

A tensão explodiu entre as duas nações, que disputam esta região nortista desde a divisão do subcontinente no fim da época colonial britânica em 1947, após um ataque de insurgentes paquistaneses que em setembro passado tirou a vida de 19 soldados indianos na Caxemira.

Desde então, se intensificaram as violações ao cessar-fogo estipulado em 2003 em sua fronteira na Caxemira, com dezenas de mortes em ambos os lados, e ocorreram vários ataques contra as tropas indianas na região.

A Caxemira indiana é um dos territórios mais militarizados do mundo, pelo qual Índia e Paquistão já travaram duas guerras e vários conflitos menores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos