Tsunami é descartado após terremoto de 7,9 graus em Papua Nova Guiné

Bangcoc, 17 dez (EFE).- O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico suspendeu neste sábado o alerta de tsunami anunciado horas antes depois do terremoto de magnitude 7,9 graus que atingiu o nordeste de Papua Nova Guiné.

"De acordo com os dados disponíveis, a ameaça de tsunami para esse tremor já passou", afirmou o órgão em seu site oficial.

O epicentro do tremor foi localizado a 103,2 quilômetros de profundidade e a 46 quilômetros ao leste de Taron, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora a atividade sísmica em todo o mundo.

O terremoto ocorreu às 20h52 locais (8h52 em Brasília) perto da costa da região de Nova Irlanda. Uma réplica de magnitude 6,3 graus atingiu a mesma região 30 minutos depois.

Inicialmente, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico chegou a alertar sobre a possibilidade de um tsunami de até 3 metros no litoral de Papua Nova Guiné. Outras, regiões, como Ilhas Salomão, Nauru e Indonésia, as ondas poderiam ter atingido até 1 metro.

A ilha de Nova Guiné fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica, que registra cerca de 7 mil tremores por ano, a maioria deles moderados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos