Valls terá seis adversários nas primárias socialistas da França

Paris, 17 dez (EFE).- Sete candidatos, entre eles o ex-primeiro-ministro Manuel Valls, participarão das primárias do Partido Socialista da França para escolher o candidato da legenda para as eleições presidenciais do próximo ano.

Valls terá como concorrentes os ex-ministros Arnaud Montebourg, Vicent Peillon e Benoît Hamon, além dos representantes dos partidos associados, como a presidente do Partido Radical de Esquerda (PRG) e também ex-ministra, Sylvia Pinel, o ecologista François de Rugy e o presidente da Frente Democrática, Jean-Luc Bennahmias.

O presidente do comitê organizador das primárias, Thomas Clay, afirmou que recebeu 24 candidaturas, algumas delas "fantasiosas", mas apenas as sete cumpriram os critérios para participar da votação, que ocorrerá em dois turnos, nos dias 22 e 29 de janeiro.

A campanha deve ter três debates no primeiro turno e um faltando quatro dias para o segundo turno. O favorito das pesquisas é Valls, que deixou o governo no último dia 6 para se dedicar à eleição, poucos dias depois de o atual presidente, François Hollande, anunciar que não tentaria um segundo mandato.

O ex-premiê terá que enfrentar a concorrência de quatro ex-ministros, três deles demitidos pelo próprio Valls. É o caso de Montebourg, ex-ministro da Economia, que deixou o cargo em agosto de 2014 após constantes críticas à linha adotada pelo governo.

Na mesma reformulação do gabinete, deixou o governo outro membro da ala mais esquerdista do Partido Socialista, Benoît Hamon, que ocupava o Ministério da Educação, substituindo Vicent Peillon.

Peillon deixou o governo quando Valls assumiu o lugar de Jean-Marc Ayrault e é considerado o principal opositor do ex-primeiro ministro. A candidatura de Peillon foi consolidada há poucos dias, já que o agora deputado europeu estava afastado da vida política nacional francesa.

Pinel também fez parte do governo de Valls, como ministra da Habitação e Coesão Territorial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos