EI afirma ter derrubado helicóptero russo no centro da Síria

Beirute, 19 dez (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) afirmou nesta segunda-feira que derrubou um helicóptero militar russo que sobrevoava uma base aérea da Síria na província de Homs, na região central do país, onde há confrontos entre os jihadistas e soldados leais ao regime do presidente Bashar al Assad.

O EI reivindicou o ataque em um comunicado, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, divulgado no Twitter pela agência de notícias "Amaq", ligada à organização terrorista.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que um avião russo que sobrevoava a base militar foi atingido pelos projéteis dos extremistas. No entanto, a organização disse desconhecer o paradeiro do avião e da tripulação.

Os jihadistas intensificaram hoje a ofensiva contra a base aérea de Homs, dominada pelos soldados governamentais e onde também há a presença das forças especiais russas, em uma tentativa de expulsá-los do local. Durante o confronto, pelo menos 12 soldados do regime de Al Assad morreram, segundo o Observatório.

Uma fonte militar disse à Agência Efe por telefone que há confrontos ao leste do aeroporto e na cidade de Sharifa, onde a "situação é considerada boa".

Por outro lado, na cidade de Palmira, localizada a cerca de 70 quilômetros ao leste da base aérea, não há novidade, mas os bombardeios prosseguem.

No dia 8 de dezembro, os radicais iniciaram um ataque contra diferentes pontos do leste de Homs, retomando Palmira, cujas ruínas são Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade já tinha estado sobre o controle dos jihadistas, que a dominaram pela primeira vez em 20 de maio de 2015.

O general do Exército da Síria, Suhail Hassan, um dos comandantes das Forças Armadas que comandaram a ofensiva na cidade de Aleppo, se transferiu para o leste de Homs para supervisionar as operações militares para recuperar novamente Palmira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos